quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Refletindo sobre a Educação

Sabemos que a educação, em seus moldes atuais, não corresponde a sua função social, de formação plena do individuo. Sendo assim, é fato que sua estrutura deve ser repensada, inclusive o próprio processo de ensino - aprendizagem.
Dentro desta lógica, a criança não pode mais ser vista como ser inacabado, que apenas "recebe" conhecimento do professor. O aluno é participante ativo da construção de sua aprendizagem, e os elementos que traz de sua realidade, são de extrema importância para cotidiano das construções escolares.
Nós educadores devemos nos imbuir do olhar infantil, e de sua ação criadora movimentada pela curiosidade, captando elementos valiosos para a prática docente.
Uma forma de captarmos informações seria atentarmos aos afazeres e prazeres que a criança tem em sua aventura de descoberta do mundo e, a partir daí, repensarmos a relação infância-escola.
A escola sempre teve como prioridade questões racionais ou lógicas, baseadas no sentido verbal (escrita e leitura), dando pouca importância nas experiências imagéticas e poéticas das crianças.
Este blog tem o objetivo de propor reflexões sobre as relações entre Educação e Artes Visuais, trazendo questões sobre a ação criadora do ser humano, e o papel da escola neste processo.
Sejam Bem Vindos!!!
Posted by Fernanda Lopes @ 17:29
0 Comments
<< Home
Postar um comentário