domingo, 18 de outubro de 2009

Qual a Diferença entre Arte e a Arte Escolar?




Segundo Sandra Richeter, em seu artigo "A Arte e a dimensão poética do conhecer na infância", publicado em Projeto – Revista de Educação, (v.3, n.5, 2001, p. 20-27), conhecemos o termo "Artes" de forma mistificada, concebida como revelação, fruto de inspiração, conhecida pelo modelo histórico idealizado.


Esta ideia de Artes muitas vezes também é reproduzido na escola e acaba desqualificando modelos que não se enquadram nos padrões desse conceito. A escola que deveria ser espaço de expressão infantil, em algumas situações, acaba engessando as produções dos alunos, valorizando apenas o produto final e não o processo de criação e produção.


Mas já é hora de romper estes conceitos ultrapassados e entender a arte como ação integradora do sujeito, através de uma visão de interação e participação. A escola deve proporcionar experiências continuadas de produção artística, com diferentes materiais, de forma livre e prazerosa às crianças.


Sendo assim, a produção plástica torna-se estratégia na educação que concilia imaginação e sensibilidade, desejo e produção, exercitando a capacidade do ser humano de expressão e criação.

De que forma a produção plástica torna-se estratégia na educação?

Posted by Fernanda Lopes @ 11:58

0 Comments

Postar um comentário

<< Home

Nome:

Estou no 4º semestre do Curso de Pedagogia. Adoro o curso e acredito que a Educação pode fazer a grande diferença em nosso mundo!!!



Links

. VICKYS.com.br
. Template Shop List
. Nova Escola
. Arte na Escola
. Baú das Dobraduras
.
Blog Tia Fabiola e Cia
.
Atividade de Professor
. CRE Mario Covas

Last Posts

. Refletindo sobre a Educação

Credits

[ Layout ]
VICKYS.com.br
VICKYS.com.br

[ Powered by ]