domingo, 18 de outubro de 2009
Qual a Diferença entre Arte e a Arte Escolar?

Segundo Sandra Richeter, em seu artigo "A Arte e a dimensão poética do conhecer na infância", publicado em Projeto – Revista de Educação, (v.3, n.5, 2001, p. 20-27), conhecemos o termo "Artes" de forma mistificada, concebida como revelação, fruto de inspiração, conhecida pelo modelo histórico idealizado.
Esta ideia de Artes muitas vezes também é reproduzido na escola e acaba desqualificando modelos que não se enquadram nos padrões desse conceito. A escola que deveria ser espaço de expressão infantil, em algumas situações, acaba engessando as produções dos alunos, valorizando apenas o produto final e não o processo de criação e produção.
Mas já é hora de romper estes conceitos ultrapassados e entender a arte como ação integradora do sujeito, através de uma visão de interação e participação. A escola deve proporcionar experiências continuadas de produção artística, com diferentes materiais, de forma livre e prazerosa às crianças.
Sendo assim, a produção plástica torna-se estratégia na educação que concilia imaginação e sensibilidade, desejo e produção, exercitando a capacidade do ser humano de expressão e criação.
De que forma a produção plástica torna-se estratégia na educação?
Posted by Fernanda Lopes @ 11:58
0 Comments
<< Home
Postar um comentário